Dirigentes que fazem parte do Consórcio Universitário Hemisférico discutiram ações adotadas pelas instituições

O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, no dia 30 de março, da assembleia do Consórcio Universitário Hemisférico, rede de universidades que congrega 11 instituições do Brasil, Costa Rica, Colômbia, Chile, México, Barbados, Peru, Estados Unidos e Canadá.

O consórcio é uma iniciativa da Universidade de Miami e tem como objetivo explorar o potencial de pesquisa e de ensino das universidades envolvidas, por meio do desenvolvimento de estruturas e programas para facilitar a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores. Esta foi a terceira assembleia do grupo, criado em abril de 2018.

A reunião, realizada via videoconferência, contou com a participação dos dirigentes das instituições, que discutiram, entre outros temas, perspectivas para o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa nas áreas de saúde pública, mudanças climáticas, empreendedorismo, corrupção, tecnologia e inovação educacional.

Um dos assuntos que dominaram o encontro, no entanto, foi o das estratégias adotadas pelas universidades para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

“É marcante como a maioria das universidades do consórcio, da maneira que é possível, busca apoiar a sociedade neste momento difícil. Apesar de todas terem suspendido as aulas presenciais, tentam manter os alunos em atividade por meio de estudos a distância. O ponto principal é que, através dos seus hospitais universitários, centros de saúde e laboratórios, procuram atender à população, demonstrando que as universidades são entidades vivas, que, nos momentos difíceis, estão disponíveis para ajudar a solucionar os problemas que a sociedade enfrenta”, avaliou Agopyan.

Source: Jornal da USP (Universidade de Sao Paulo)